(11)

Teste de Vaso Compressor

Gostou? compartilhe!

O teste de vaso compressor é um procedimento de extrema importância em empresas de todos os portes, que possuam estruturas como compressores ou cilindros de ar. A avaliação é realizada com a finalidade de analisar as condições de toda a estrutura e seus componentes, aplicando ensaios hidrostáticos capazes de identificar problemas na segurança e desempenho dos cilindros e compressores. O procedimento exige periodicidade, geralmente anual, sejam equipamentos usados ou novos, conforme determina a NR-13. A norma regulamentadora também dispõe sobre outras situações em que o teste de vaso compressor é obrigatório, durante o período de fabricação do equipamento, isto é, antes de ser comercializado, portanto, esse procedimento é de responsabilidade dos fabricantes. Em outro contexto em que a análise técnica é extremamente importante, é antes da instalação da estrutura e tem um caráter de inspeção inicial. Conheça agora alguns exemplos de equipamentos que exigem a realização do teste de vaso compressor em algumas das situações citadas:

  • Máquinas de jato;
  • Reservatórios de óleo ou ar de compressores;
  • Filtros de ar comprimido.

Por ser uma atividade que exige um rigoroso cumprimento das normas técnicas específicas, a atuação de profissionais experientes é imprescindível, uma vez que somente um técnico qualificado e autorizado é capaz de emitir o respectivo laudo que comprova a avaliação e sua validade.

Saiba mais sobre o teste de vaso compressor

O teste de vaso compressor realiza pelo menos duas avaliações, como o método não destrutivo de Ultrassom e o modo hidrostático. Para mais detalhes, entre em contato agora mesmo com a Medetest e tenha todas as informações.