(11)

Teste de Fissuras

Gostou? compartilhe!

O teste de fissuras é um serviço comumente prestado aos postos de gasolina com o intuito de analisar e verificar se há pequenas rachaduras nas estruturas dos tanques. O ensaio é feito a partir de profissionais treinados, que manuseiam equipamentos eletrônicos de última geração, capazes de identificar até as menores rachaduras. Esse tipo de teste consiste na análise dos Sistemas de Armazenamento Subterrâneos de Combustível – SASC, assim como determina as normas da ABNT. Além do mais, o teste de fissuras ajuda a proteger o meio ambiente de vazamentos que possam penetrar no solo ao longo do tempo.Ao todo, cinco sistemas de armazenamento de combustíveis são testados:

  • Tubulação de respiro;
  • Tubulação de sucção;
  • Tanques de armazenamento;
  • Tubulação de retorno;
  • Tubulação de eliminadores de ar.

Cada município determina uma periodicidade para a realização do teste de fissuras, além de indicar a apresentação de um laudo completo sobre as condições do estabelecimento. A Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) deve ser apresentada com as devidas assinaturas de profissionais formados em engenharia mecânica. Para ter acesso ao serviço, bem como todas as etapas de prevenção e segurança, como determina a NBR 16795, o primeiro passo a ser dado pela direção de qualquer posto de combustíveis é entrar em contato com uma empresa de qualidade, que forneça os ensaios de forma profissional, segura e confiável.

Entenda como funciona o teste de fissuras

O teste de fissuras é realizado em três etapas diferenciadas, que você pode acompanhar ao entrar em contato com a Medetest, empresa que atua no ramo desde 2012, alinhando qualidade, transparência e serviços alinhados com o meio ambiente, especialmente por conta da fiscalização da CETESB - Companhia Ambiental do Estado de São Paulo. Entre em contato.