(11)

Teste de Estanqueidade

O teste de estanqueidade é caracterizado por métodos e técnicas especiais, responsáveis por analisar se algo está hermético, estanque ou se apresenta algum tipo de vazamento. O serviço é executado em tubulações industriais, especialmente em postos de combustíveis.O principal objetivo dos testes é garantir que não haja perigo no ambiente repleto de combustíveis, como diesel, gasolina, etanol, entre outros. Afinal, caso haja algum vazamento no local, as chances de acontecer algum acidente grave são enormes.O teste de estanqueidade é realizado a partir de profissionais treinados, que atuam por meio de empresas renomadas no cenário industrial, além de ser de suma importância para a fiscalização da CETESB - Companhia Ambiental do Estado de São Paulo. Os procedimentos envolvem o uso de equipamentos próprios e com tecnologia de ponta. Todo o funcionamento é eletrônico e com geração de gráficos de confiança, tornando o trabalho ainda mais essencial.Em suma, os testes são feitos em Sistemas de Armazenamento Subterrâneo de Combustíveis (SASC), e o teste de estanqueidade envolve:

  • Tanques de combustíveis;
  • Tubulação de respiro;
  • Tubulação de eliminadores de ar;
  • Tubulação de retorno;
  • Tubulação de sucção.

Além do mais, vale ressaltar que o teste é dividido em três etapas: teste da parte molhada e da parte seca; e análise de tubulações e conexões. Feito isso, todos os relatórios são emitidos, indicando se o local está apto para funcionar ou precisa de modernização.

Entenda sobre o teste de estanqueidade

O teste de estanqueidade é determinado pela Portaria nº 259 do INMETRO, NBR 15594-3 e NBR 13784. Você pode contratar o serviço por meio da Medetest, empresa que atua no cenário de testes e análises há mais de 6 anos. Solicite orçamento.

.