(11)

Requalificação em Tanque

Gostou? compartilhe!

A requalificação em tanque é um serviço fundamental para a situações em que o conteúdo armazenado for substituído ou para reativação do tanque. A avaliação é realizada por profissionais altamente qualificados, responsáveis pela emissão do documento que apresenta todas as informações relevantes sobre as condições do reservatório. Com avaliações funcionais e técnicas, critérios e definições sobre as condições que o reservatório possui para receber um novo combustível. Para que a requalificação em tanque seja completa, os principais requisitos são exigidos:

  • Adequação aos padrões de segurança durante a sua operação;
  • Existência ou risco de vazamentos;
  • Potenciais ameaças ao meio ambiente.

O procedimento de requalificação em tanque é exigido sempre que o reservatório for destinado a outra função, diferente da que cumpria anteriormente, por isso a necessidade de verificação. A avaliação segue os padrões e exigências de normas técnicas específicas e tratam, ainda, dos requisitos mínimos que todas as estruturas devem conter, diferenciando-se apenas pelo tipo de conteúdo armazenado, geralmente combustíveis variados. Aliada a ensaios técnicos, a presença de sistemas, aparelhos e alarmes são essenciais para o seu funcionamento seguro, bem como a devida manutenção periódica. Somente empresas especializadas e autorizadas são capazes de emitir o devido laudo que atesta a requalificação em tanque correta e segura, uma vez que o documento deve estar atualizado em eventuais procedimentos de fiscalização, realizados pelos órgãos competentes.

Saiba mais sobre a requalificação em tanque

O processo de avaliação técnica segue normas nacionais e internacionais, como a NBR e a ISO; a cada troca de finalidade do reservatório, um novo procedimento deverá ser realizado. Para saber mais, entre em contato agora mesmo com um dos representantes da Medetest, empresa com mais de 7 anos de experiência no setor.